sábado, 26 de março de 2011

Pato no Tucupi

Meu primeiro texto foi uma reflexão sobre meu amor ao Rio. E é tudo verdade. Senti e chorei tudo aquilo caminhando pelo centro da cidade. Mas, é que me senti em falta com o Pará. E os 14, quase 15 anos que vivi lá? Não merecem algumas palavras? Claro que sim! Além de ter trazido de lá dois indinhos brancos lindos, passei de carioca à paraoca (entendeu, né?). Dizem até que estou com sotaque. Aliás isso é típico dos cariocas. Os outros é que tem sotaque, vocês não... Seixx, é isso mermo! Me desculpem os mermãos cariocas, mais vocês não sabem a diferença entre Pará, Maranhão ou Paraíba. Pois eu lhes digo: uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. O Pará é Pai d'égua. Não entendeu? Pai d'égua é sempre maior, serve pra definir tudo quanto é mais bonito e melhor, já explicava a música. O Pará é cor de açaí e tucupi. É o cheiro das ervas do Ver-o-Peso. É fé em Nazaré, é o Círio (Feliz Círio, dizem os paraenses). É música com Nilson Chaves, Lucinha Bastos, Sebastião Tapajós e claro o mestre Pinduca. O Pará é seu povo moreno.
O Pará me deu grandes amigos, uma familia, com certeza. Me deu a incrível oportunidade de conhecer a Doutrina amorosa de Jesus, me deu a desinibição de me lançar ao carimbó sem ligar se os outros estão pensando que sou uma chinesa no samba. Por tudo isso quero convidá-los a amar o Pará. Googlem (não conhecem esse verbo?!): Alter do Chão; Marajó; Lucinha Bastos; Carajás; Mosqueiro;Salinas; Santarém ...
Salve o Pará!

3 comentários:

  1. A cada lugar que passamos carregamos, com certeza, um sentimento, um carinho e uma emoção. Senão não valeria a pena termos essa vida de ciganos.Fica somente as boas lembranças. Bjos.Titia Linda.

    ResponderExcluir
  2. Francy, fico feliz pelo seu texto, retrata exatamente o que é nosso estado. São poucas as pessoas que vem até aqui e fazem esse tipo de reconhecimento.
    Bjos pra você, pro Marcelo e para os meninos!
    Francemary

    ResponderExcluir
  3. Seu texto retrata sua emoção e nos envolve com sua rima. Sentimos o carinho com que você descreve o aprendizado adquirido, os amigos conquistados e principalmente os indinhos brancos queridos da titia.
    Adorei e digo mais: me deu uma saudade....

    ResponderExcluir

Obrigada por partilhar comigo sua opinião.