quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Crítica

Há alguns dias atrás, conversando com um amigo e um dos destinatários do meu blog, ele me disse das críticas e “gozações” que uma amiga em comum fazia toda vez que recebia um novo texto meu. Fez um “tóiimm” lá dentro... primeiro pela pessoa que estava fazendo a crítica, segundo porque não eram exatamente críticas, eram mais gozações sobre o que tenho escrito. Cheguei a pensar em não escrever mais, fiquei com medo de estar escrevendo abobrinhas demais, com medo da exposição, com medo de deixar a cara na janela. Mas depois parei e pensei: Qual o objetivo do blog?  Não é poder me expressar, poder colocar no texto meus pensamentos, sentimentos, tristezas, alegrias e o que quer que eu deseje? Não é uma forma de me desafogar? Eu sou o foco, e não ela. Nunca escrevi para ser a dona da verdade. Seria pretensão demais achar que não receberia críticas, na verdade nunca tive essa ilusão, pelo contrário, a cada texto que divulguei sempre fiquei muito ansiosa pelas notas que poderiam chegar a minha caixa de entrada com comentários, sugestões e críticas. Acho até que é exatamente o que mais me incomodou: porque ela não colocou suas opiniões para mim? Porque ficar falando com terceiros? Mais como dizia um tio meu: Haja Saúde!! Cada um com seu cada um, não é mesmo!
Por isso resolvi continuar refletindo e escrevendo sobre as coisas que vivo. Esse foi um caminho muito interessante que descobri ano passado e que tem me ajudado a atravessar tardes lentas, meses tristes e desejos não realizados. Um caminho que muitas vezes me ajuda a chegar na resignação que é preciso ter, para estar neste mundo de provas e expiações. E, se achei uma forma de me comunicar, de me entender, de me manter saudável e, se no meio do caminho pelo menos uma pessoa achar alguma coisa boa no que escrevi, já terá valido a pena! As que não gostam terão sempre a escolha do botão de deletar ou podem me avisar para que eu as exclua da lista de destinatários. Aos que gostam, não vão claro concordar com tudo, sempre, oras terão pontos de vista similares, ora terão pontos de vistas antagônicos e sempre terão o botão de responder a disposição para enviar-me suas opiniões e crícitas, e assim, entre uma nota e outra, entre um texto e outro, estaremos exercitando a bela e difícil tarefa da convivência e do diálogo. Sem hipocrisias, sem maledicências, mais com amizade e bem querer... mesmo na crítica.

7 comentários:

  1. Aqueles que não fazem nada estão sempre dispostos a criticar os que fazem algo.
    Oscar Wilde

    Oscar , sempre foi feroz em tudo que fez.Lembre-se o " o Sandalo perfume o machado que o fere...
    Poucas pessoas conseguem ver os belos dentes do cachorro, mas o Cristo viu.
    Continue escrevendo.Vc escreve muito bem, escrever é por para fora tudo que pensamos.
    A gaveta cheia de teias de aranha é arte...
    Muitas poesias minhas as pessoas não gostam, e dai?? continuo escrevendo para quem eu quero.
    Serra da boa esperança, foi apresentada a muitos cantores da epoca, e ninguem quis, ai Vicente Celestino viu a obra de lamartine, gravou em meio dia e o seu compacto, tomou proporções gisgantescas para epoca(sem net), E todos ficaram no ar...
    Escreva... e só atiramos pedras em arvores que dão frutos...
    Beijos
    Marcello

    ResponderExcluir
  2. Querida Francy, considero que vc passou por mais uma provação, um gatilho legal esse da amiga, agradeça a ela pq te proporcionou uma reflexão meio que doida mas , que, não te paralisou pela crítica recebida.
    Se expor é isso mesmo ,é correr riscos , e claro quem não tem coragem não consegue ir adiante diante de uma critica.
    Por tanto considere essa pessoa como um grande gatilho para te mostrar coisas e mexer com situações que te fazem crescer.
    Continuarei lendo seu blog , talvez não na hora que recebo, mmas abri uma caixa "blogfrancy", e lá guardo até ler ou depois de lido,bjs , Beth

    ResponderExcluir
  3. É hoje tá uma bosta...

    Tchau....

    ResponderExcluir
  4. Francy Amei !!!
    Meu pai tem uma frase que eu adoro. Ele diz assim "Eu quero que o povo se fuda" kkkkkk....
    E é fuda mesmo, ou seja, o que ele quer dizer é que o mais importante é o que eu penso... Se as pessoas se preocupassem mais com o seu bem estar, tal como você e menos com que os outros dizem ou pensam, sem dúvida seriam bem mais felizes e o mundo bem melhor.

    ResponderExcluir
  5. é isso ai amiga continuaaaaaaaaaa eu gosto!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Francy, não tenho palavras pra descerver a fase triste que passei e quão importante foi pra mim ter vc me escrevendo e dividindo seus pensamentos!
    Críticas sempre existirão, vc é estrela ela é escuridão!
    Sabe, hoje nessa fase, sei que amigos como vc existem, mas ficam encobertos por por pessoas que tentam, diminuir, apagar seu brilho e com isso seu alcance e raio de ação! Sempre que vc lembrar dessa pessoa, pensa em mim, pensa em como vc foi e é importante, não só por sua amizade, mas por sua inteligencia, integridade, senso de humor e presença de espirito, sua sua fã!!!

    ResponderExcluir
  7. É isso aí, Ciza! Se ainda tem muita treva em volta, fazer o quê? Pedir a Deus muita iluminação pra todos.
    Beijão
    Elayne.

    ResponderExcluir

Obrigada por partilhar comigo sua opinião.